Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
LEIA AS REGRAS PARA SUBMISSÃO: OS AUTORES QUE NÃO OBEDECERAM ÀS REGRAS DE SUBMISSÃO TERÃO SEUS ARTIGOS REENVIADOS OU NEGADOS
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Diretrizes para Autores
SIGA ATENTAMENTE AS REGRAS ANTES DE SUBMETER UM ARTIGO:
Formatação: Diretrizes para Autores
Os trabalhos devem estar adequados às seções da revista.
Critérios de avaliação
- O texto deve ser embasado em referenciais teórico-conceituais do campo da Comunicação;
- Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores;
- Qualidade da redação e domínio da língua;
- Qualidade no conteúdo apresentado: clareza na exposição das ideias, articulação entre as proposições, explicações claras para o leitor;
- Estrutura do texto: introdução/apresentação; fundamentação teórica e desenvolvimento; discussão; resultados/considerações finais;
- Tema: deve ser relevante e pertinente ao contexto abordado, ao momento e à pesquisa desenvolvida;
- Enquadramento correto do texto nas seções da revista;
- Obediência aos limites mínimos e máximos de páginas;
1. Apresentação e formatação
1.1 Tipo de arquivo e formatação básica
- Arquivo on-line em formato A4;
- Editor de texto: Word for Windows;
- Margens superior e esquerda: 3 cm, margens inferior e direita: 2 cm;
- Fonte: Times New Roman tamanho 12;
- Parágrafo: entre linhas: 1,5;
1.2 Ilustrações
As ilustrações (gráficos, desenhos etc.) devem ser limitadas ao mínimo indispensável e devem constar no decorrer do texto, identificadas, numeradas em algarismos arábicos (imagens digitalizadas devem ser enviadas em JPG, resolução 300 dpi's) e com fonte.
1.3 Numeração de tabelas e quadros
Tabelas e quadros numerados consecutivamente em algarismos arábicos, com legenda.
1.4 Notas de rodapé
As notas de rodapé serão indicadas por números arábicos e restritas ao mínimo indispensável.
1.5 Referências
Devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e página de publicação. As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, conforme as normas da ABNT NBR ISO/IEC 27031:2023
1.6 Citações
As citações diretas com mais de 3 linhas devem estar separadas do texto, com recuo de 4 cm à esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado. Caso a citação direta tenha menos de três linhas, ela deve estar integrada ao texto, entre aspas. Observar a norma ABNT NBR 10520:2023 para a indicação de autor, ano de publicação e página das citações.
2. Estrutura do texto
2.1 Identificação
Ocultar identificação do artigo em WORD, resenha ou entrevista. Deve ser identificado no processo de submissão.
2.2 Título
Título do artigo em português: título todo em maiúscula; negrito; fonte Times New Roman; tamanho 14; parágrafo centralizado.
Título do artigo em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol): título todo em maiúscula; itálico; fonte Times New Roman; tamanho 12; parágrafo centralizado.
Obs.: o título deve conter no máximo 12 palavras, sendo suficientemente específico e descritivo.
2.3 Resumo
É a apresentação sintetizada dos pontos principais do texto, destacando as considerações emitidas pelo autor. Observar a ABNT NBR 6028:2021 (no máximo 250 palavras). Times New Roman 10, espaçamento "simples".
Palavras-chave: são descritores que identificam o conteúdo do artigo. Para padronizar as palavras-chave utilizar os Thesaurus da área de atuação correspondente. O número de palavras desejado é de no mínimo 3 e no máximo 5, separado por ponto e vírgula com a primeira letra minúscula. Ex.: comunicação; social; pesquisa
IMPORTANTE: Tanto o resumo como as palavras-chave devem constar no artigo em português e em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol). Assim, no caso da língua inglesa, por exemplo, depois do "Resumo" e "Palavras-chave", o artigo deve ter o "Abstract" e as "Keywords".
2.4 Corpo do texto
Introdução: deve apontar o propósito do estudo, de maneira concisa e descrever quais os avanços alcançados com a pesquisa.
Materiais e métodos: devem ofertar, de forma resumida e objetiva, informações que permitam que o estudo seja repetido por outros pesquisadores.
Resultados: devem oferecer uma discriminação sintética das novas descobertas, com pouco parecer pessoal. Considerações finais: devem limitar-se ao propósito das novas descobertas, relacionando-se ao conhecimento já existente. Utilizar citações somente quando forem indispensáveis para embasar o estudo.
1.5 Referências
Devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e página de publicação. As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, conforme as normas da ABNT NBR ISO/IEC 27031:2023.
Artigos Científicos:
Os artigos científicos de desenvolvimento teórico são embasados em pesquisa bibliográfica, propondo novos modelos e interpretações de fatos relevantes para a comunidade acadêmica e contam com delimitação de objeto de estudo. Podem ter de 15 a 20 páginas e destinam-se a publicações de pesquisadores de comunicação e áreas afins, sendo que um dos autores deve ter titulação mínima de mestre.
Entrevista:
As entrevistas deverão ser realizadas com membros da comunidade científica, cujos trabalhos sejam notoriamente relevantes. Podem ter de 5 a 7 páginas e destinam-se a publicações de docentes, pós-graduandos ou pós-graduados, graduandos e graduados, sendo que ao menos um dos autores deve ter o título mínimo de mestre.
Resenha:
As resenhas devem ser caracterizadas por abordagens críticas e, por vezes, criativas, levando os leitores à reflexão sobre temas relevantes na área de conhecimento, partindo da análise de outros trabalhos científicos. Podem ter de 5 a 7 páginas e destinam-se a publicações de docentes, pós-graduandos ou pós-graduados, graduandos e graduados das áreas afins da Revista EGAL, sendo que ao menos um dos autores deve ter o título mínimo de mestre.
Relato de experiências:
O Relato de Experiência segue as normas do artigo: Título, Resumo, Abstract, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências Bibliográficas.
IMPORTANTE: O relato de experiência deve ser claro e pertinente em relação ao conhecimento produzido para a Gestão Pública. Deve ser apresentado resultados da experiência e argumentos de análise, assim como fundamentação teórica.
II. PROCESSO DE SUBMISSÃO ÀS CEGAS:
- Os artigos devem ser encaminhados em um dos formatos: .docx, .doc, .rtf, .odt.