TECNOLOGIAS ASSISTIVAS GAMIFICADA PARA ENSINO DE COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS PARA ACADÊMICOS COM TEA NO CENTRO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS PAULO FREIRE-CEJA
Autor: Thiago Caldas Rocha
Publicado: 07/04/2025
Sabe-se que a EJA é uma modalidade de ensino que emerge dos movimentos sociais pela ideia de inclusão educacional. Socialmente, a ideia de inclusão representa um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade com o público-alvo da EJA e da PcD. Neste sentido, buscou-se como objetivo geral analisar um recurso educacional como metodologia ativa gamificada por meio da inovação tecnológica assistiva para o ensino de competências funcionais específicas em acadêmicos com TEA no Centro Educacional de Jovens e Adultos Paulo Freire-CEJA, que visa a inclusão e a disseminação de habilidades para a vida diária e acadêmica. Justifica-se o interesse profissional para o desenvolvimento da temática como um estudo que interage e tem aderência com a área de concentração da Educação Especial, também, dialoga com os objetivos e perspectivas da Educação Inclusiva para os sujeitos da EJA e com TEA, vislumbrando a garantia dos direitos sociais.